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sábado, 23 de junho de 2012

BRINQUEDOS TECNOLÓGICOS



Videogame, notebooks e celulares. Estes são alguns dos produtos que não faltam na prateleira de brinquedos da criançada. Se os pais perguntarem aos filhos se eles preferem um carrinho ou um brinquedo tecnológico, muitos não terão dúvida em escolher a segunda opção. Mas até que ponto os brinquedos de alta tecnologia fazem bem para criança? Especialistas defendem a ideia de que deve haver um equilíbrio na hora de escolher as brincadeiras da criança.

Para a mestre em Educação Cleia Renata Teixeira de Souza, não há como negar a existência dos produtos tecnológicos, mas é preciso que pais e educadores estabeleçam uma medida na hora de oferecer tal opção. "Profissionais da Educação e adultos em geral devem ter um equilíbrio e estar atentos aos benefícios tanto dos brinquedos tecnológicos quanto do mais tradicionais", orienta.


Ela afirma que é possível monitorar os jogos na internet e no videogame para saber se os mesmos oferecem vantagens para a educação da criança. "Alguns jogos são extremamente violentos e deveriam ser proibidos, mas por outro lado existem muitas brincadeiras tecnológicas que incentivam o conhecimento e o raciocínio. É preciso saber com o que a criança está se envolvendo na hora da diversão", diz.

"Além de ficar atentos aos produtos que atraem a criançada atualmente, é importante também não deixar de lado as brincadeiras antigas, de roda, esconde-esconde, pega- pega e cantigas de roda", exemplifica Cleia. Ela orienta os pais a separar um tempo também para estar junto com os filhos nas brincadeiras, resgatando um pouco da infância de anos atrás, para mostrar o quanto estas atividades também são divertidas. 

"Infelizmente os pais de hoje em dia reconhecem que as brincadeiras antigas eram divertidas, mas não têm tempo para ficar com os filhos", observa a educadora.

Ela esclarece ainda que as brincadeiras antigas desenvolvem habilidades psicológicas e motoras essenciais para o desenvolvimento da criança, além de contribuir nas questões intelectuais e emocionais do ser humano.



‘LÚDICO’

Cleia Renata Teixeira de Souza >> Mestre em Educação


Quais os benefícios e malefícios dos brinquedos tecnológicos? 

Os brinquedos tecnológicos cabem a qualquer idade, servindo como auxílio aos pais na educação dos filhos. Têm como benefício desenvolver a criatividade da criançada, melhorar a concentração, ajudar na memória, auxiliar na coordenação motora e na capacidade de raciocínio. Já os prejuízos estão no campo do uso demasiado de computador, videogame e televisão, entre outros. O uso inadequado pode prejudicar na questão de convívio social e do sedentarismo, problemas estes maiores do que o uso de brinquedos tecnológicos, maiores pelo fato de trazerem uma autoimagem negativa e infelicidade. 

Por que pais e educadores devem estimular as brincadeiras que desenvolvem habilidades motoras?

Geralmente as brincadeiras motoras são as que precisam de maior número de envolvidos. Desta forma, estas brincadeiras têm o fator importante de desenvolver competências corporais, habilidades sociais, trabalho em grupo, respeitar os limites do corpo, desenvolver a autoestima e autonomia, entre outras. 

Para a criança, qual o benefício das brincadeiras entre amigos e com os pais? 

Jean Piaget defendia a ideia de que brincar é fundamental à vida da criança. Assim, além de estimular o cognitivo, quando realizada com quem se ama a brincadeira fortalece o vínculo e a certeza de ser amada. É através da brincadeira, seja ela tecnológica ou não, que se tem a chance de se conhecer melhor os filhos. É assim na psicoterapia de crianças. Brincando com seu filho, você tem a chance de perceber seus sentimentos, desejos e fantasias. É no brincar que a criança revela todo seu mundo, suas alegrias e seus medos. Geralmente, acredita-se que as crianças gostam de brincar mais na escola ou na rua, mas na verdade ela vai em busca, em procura do outro, da troca de experiência, e é uma pena que pais estejam perdendo a oportunidade de estreitar os laços com seus filhos através da linguagem que mais conhecem – o lúdico. O que vale mesmo é estar junto, participando, acompanhando. O mais importante não é se o brincar é tecnológico ou não. Vale salientar que hoje há uma grande parte dos pais que brincam com os seus filhos, e brincam na rua, de bola, de bicicleta, e em casa, de videogame. O que importa mesmo é a convivência. 

Fonte:http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/529159/brinquedos-tecnologia-sim-mas-bem-dosada/, acesso no dia 23/06/12 as 17:50.

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